Lição 14, Anunciando a Glória da Cruz, por Jerry Finneman
Título original desta lição (em Inglês): Orgulhando-se na Cruz
4/1/2011
Em Gálatas 6:11-18 Paulo faz um sumário da sua carta às igrejas da Galácia. Ele exorta o leitor a permanecer fiel ao evangelho. Aqueles que requeriam a circuncisão negaram tanto a Cruz bem como a nova criação. O que quer que Paulo escreveu anteriormente sobre esses oponentes do evangelho (Gálatas 1:7-9 ver especialmente, 2:4, 5, 12, 3:1, 10; 4:17; 5:2-5, 7, 11, 12) é aqui trazido à baila. Por algumas frases concisas ele deixa claro que os judaizantes não estão de modo algum interessados no bem-estar espiritual dos Gálatas. Eles estavam preocupados apenas consigo mesmos: a sua própria honra, sua própria conveniência (livre de perseguições por causa da cruz).
Em sua carta Paulo contrastou a circuncisão com a cruz. Seus principais argumentos contra a circuncisão são encontrados nos capítulos cinco e seis. Se você se tornar circuncidado para ser salvo, Cristo e Sua salvação de nada lhes servirá (Gálatas 5:2-4). Paulo viu as consequências que vêm para aqueles que praticam a circuncisão como um meio de salvação: afastamento de Cristo, uma queda de graça. O livro de Gálatas começa e termina com a graça de Deus. É iniciado (1:3) e finalizado (6:18) com saudações de graça. Na finalização com saudação de graça é revelado que cair da graça resulta em oposição à justificação pela fé, o evangelho e a cruz de Cristo (6:12 14).
Paulo foi veemente em sua negação dos falsos irmãos ensinando a respeito da circuncisão. Este assunto desperta o uso das mais fortes expressões da fala. Ele escreveu, talvez ironicamente, que ele desejava que eles castrassem ou mutilassem a si mesmos (Gálatas 5:12).
Os judaizantes não entenderam o verdadeiro significado da circuncisão. Eles passaram a crer que o ato da circuncisão em si trazia justiça. Mas originalmente, Deus havia dado o rito da circuncisão e o fez um sinal de justiça. Abraão já tinha pela fé (Romanos 4:11). A circuncisão era para ser um símbolo da remoção, ou o corte, de todas as obras da carne para a salvação. Ele simbolizava o novo nascimento, um novo coração, uma nova criação (Deuteronômio 30:6). Paulo sabia que essa experiência só poderia vir pela contemplação e crendo em Cristo, que foi levantado na cruz. Em João 3:14 Jesus usou a imagem da serpente sobre a haste para explicar o Seu reino.Ele disse: "E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado." Olhar — crer — são respostas de humilde e contrito agradecimento, pelo presente dado. Não há nada nessas respostas de que se gloriar.
A circuncisão era o meio pelo qual o "fariseus que creu" se gabava. Considere alguns dos seus fortes argumentos das Escrituras para a circuncisão. Há uma abundância de textos para a prática deles da circuncisão.Dois em especial eram vitais para a sua causa — um a partir da experiência de Abraão, o outro de uma experiência de Moisés. Os fariseus conheciam a ordem que Deus deu a Abraão que declarava que qualquer homem não circuncidado tem de ser "cortado" — condenado à morte por essa negligência (Gênesis 17:14). Este foi um "texto de prova" muito forte. Moisés conhecia este texto também.
Evidentemente Moisés circuncidou o mais velho de seus dois filhos, mas não o segundo filho. Talvez Zípora objetou. Mais tarde, na viagem para o Egito, eles pararam para dormir. O Senhor permitiu-lhes ver que havia uma sentença de morte sobre Moisés. A ameaça foi tão terrível que sua esposa Zípora venceu sua antipatia à circuncisão e realizou o rito em seu filho mais novo. Ela sabia exatamente o que fazer. Quando a vida de seu marido estava em risco por causa dessa negligência (Êxodo 4:24-26), Zípora realizou o trabalho feito.
Armado com estes fortes "textos de prova", os judaizantes exigiam saber como Paulo poderia ousar negar o rito da circuncisão. Por que sua jactância na cruz se opõem aqueles que se vangloriavam na circuncisão?
Paulo sabia que a circuncisão era uma sombra típica da morte de Cristo. Ele sabia que quando Cristo foi "cortado o Messias" ("cut off" Daniel 9:26) da vida, Ele cumpriu o rito da circuncisão, assim como Ele cumpriu todos os outros serviços típicos. Circuncisão da carne significava o corte ou a morte, da carne. Então, Cristo era para ser circuncidado ou cortado da vida na cruz para nos salvar.
A palavra usada aqui em Daniel para "cortar", “cut off”, é ‘Karath'. Esta é a mesma palavra usada quando Deus deu a Abraão o rito da circuncisão em Gênesis 17:13,14. É a mesma palavra usada quando Zípora circuncidou o filho dela como registrado em Êxodo 4:23-26. O uso do "textos de prova" provou ser inválido à luz da cruz. Nesta luz se vangloriou Paulo.
Os oponentes do evangelho apresentaram a circuncisão como se isso fosse muito mais importante do que meramente a cruz de Cristo. Paulo disse aos Gálatas que os legalistas queriam "se gloriarem" em sua carne (Gálatas 6:13). A glória de Paulo sempre era na cruz (v. 14). Que esses "fariseus que criam" elevavam a circuncisão para a salvação é claro de Atos 15:1, 5. Eles ensinavam que o evangelho sem a circuncisão não era nada. Paulo ensinou que a circuncisão não era nada e que a cruz era tudo. A cerimônia de circuncisão tornou-se nula e sem efeito, porque era um tipo da morte de Cristo e assim conheceu o seu cumprimento e seu fim na cruz. A sombra cessou na gloriosa substância. O Sol da Justiça obliterou todas as sombras. Este foi o motivo para Paulo se vangloriar.
A Cruz tanto crucifica quanto eleva. Ela "corta" do mundo todos aqueles que vão crer. Esta é a obra de Deus em nos humilhar no pó. Fé na cruz nos dá a humildade e contrição. Nos une a Deus. União com Deus, então, eleva o crente. Foi a cruz que elevou Jesus da terra ao céu. Esta foi a Sua glória. É a cruz que nos traz glória e como disse Paulo, é a única coisa em que se glóriar. Sim, a cruz significa escárnio e vergonha do mundo, mas nos eleva para longe do mundo, e nos coloca no alto com Cristo nos lugares celestiais (Colossenses 2:2-3).
O poder da cruz é o poder da criação (Romanos 1:16-20, 1ª Coríntios 1:18,24). "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura" (Gálatas 6:15).Circuncisão não tem poder de criar. Só a cruz pode fazer isso. "Se alguém está em Cristo, nova criatura é" (2ª Cor. 5:17) e é só através da morte para o eu que nos tornamos unidos a Jesus (Romanos 6:3).
"Por que a glória na cruz? — Porque por ela o mundo está crucificado para nós, e nós para o mundo. A epístola termina onde começa, com a libertação do "presente século mau", e é apenas a cruz que realiza a libertação. A cruz é o símbolo da humilhação, portanto nela nos gloriamos, porque na humilhação está a exaltação "(E. J. Waggoner, As Boas Novas, página 254).
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