Mulheres e crianças primeiro são realmente regras marítmas?
Foi comentado que as mulheres e crianças não tiveram prioridades nos botes salva-vidas no naufrágio do navio Costa Concordia, que aconteceu na última sexta-feira, dia 13 de janeiro. Inclusive, fontes afirmaram que homens estavam empurrando para entrar primeiro, sugerindo que os botes fossem fechados para que ninguém mais entrasse.
Mas existem leis que governam quem sai primeiro de um navio naufragando? “Mulheres e crianças primeiro” como dizem no Titanic? Ainda é um pouco cedo para saber exatamente o que aconteceu nas horas finais do Costa Concordia. O capitão já negou que ele tenha saído do navio antes do resto das pessoas.
Edwin Gurd, um policial aposentado, deu entrevista ao Times. “Nós queríamos que as mulheres e crianças fossem antes, e os homens com família e bebês. Mas muitos estavam tentando salvar a si mesmos”.
Mas a tradição de mulheres e crianças primeiro faz parte realmente das leis marítimas? Rob Ashdown, diretor de operações do Conselho de Cruzeiros Europeu, explica que após o embarque dos passageiros, eles são indicados para um bote de acordo com sua cabine.
Se ocorrer um acidente, como no caso do Concordia, que bateu em rochas, fica a mando do capitão decidir a evacuação. Para dar início ao processo, um alarme soa ordenando as pessoas a se dirigirem a um centro de reunião.
Desse ponto em diante, o navio tem 30 minutos para encher os botes, lançar e partir, de acordo com as regulamentações da Organização Marítima Internacional. E Ashdown comenta que não existe obrigação legal de mulheres e crianças irem primeiro.
A evacuação do navio HMS Birkenhead, em 1852, é creditada como a primeira ocasião em que mulheres e crianças pegaram os botes primeiro.
O navio estava carregando quase 500 soldados e 26 mulheres e crianças. Após o comando do oficial para que os soldados esperassem, todas as mulheres e crianças sobreviveram, mas a maioria dos homens morreu. A famosa frase de evacuação parece ter surgido depois.
Mas Ashdown comenta que existe um grupo que pode receber tratamento preferencial hoje: pessoas com necessidades móveis especiais.
“A ideia de mulheres e crianças primeiro é apenas uma convenção que existe por razões históricas”, sugere ele. “Pode ser apropriado em certas circunstâncias e culturas, mas não em todos os lugares”.
Um argumento que pode ser usado é que os homens geralmente são melhores nadadores do que as mulheres e crianças, e por isso teriam mais chance de sobreviver na água. Mas hoje a ideia é menos sobre chances de sobrevivência e mais sobre tratar as pessoas de maneira justa.
Ed Galea, especialista em evacuação, da Universidade de Greenwich, afirma que um comportamento ordenado entre os passageiros é crucial para uma evacuação de sucesso. E tendo estudado situações grandes de desastres, incluindo sobreviventes do World Trade Center, ele comenta que as pessoas não respondem ao processo de evacuação da maneira que imaginam.
“Não é como Hollywood, não é cada um por si. As pessoas agem até que de maneira altruísta. Você vai alguns chorando e gritando, mas não significa que estão em pânico”.
Geralmente as pessoas vão ajudar os mais vulneráveis a sair de cena antes. Não necessariamente as mulheres, mas provavelmente os machucados, idosos e crianças pequenas, afirma o especialista. Galea comenta que ainda é cedo para saber com detalhes a evacuação do Concordia. Mas para ele, parece que a tripulação fez um trabalho exemplar e a maioria dos passageiros se comportou bem.
Ele argumenta que o problema real a bordo do Concordia foi a demora para que a ordem de “abandonar navio” fosse dada. Minutos importantes foram perdidos após o cruzeiro bater nas pedras, e relatórios sugerem que foi só quando o navio começou a tombar que a evacuação começou.
Uma vez que o barco entorte 20 graus fica difícil o lançamento dos botes salva-vidas. No caso do Concordia, ele inclinou rapidamente. “Eles tiveram tempo”, afirma Galea. “Mas como eu entendo, a evacuação só começou quando o barco inclinou severamente”.
E você, qual sua opinião sobre o caso do Concordia? Como você acha que o sistema de evacuação deveria ser feito? [BBC]
Por Bernardo Stau
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