Alan Turing nasceu em 1912 e morreu em 1954, na Inglaterra
Foto: Divulgação
Nascido em 23 de junho de 1912, na Inglaterra, Alan Mathison Turing morreu cedo - matou-se aos 42 anos. Ele é tido como um dos pais da computação porque foi um dos primeiros a perceber que as máquinas poderiam ser inteligentes. Turing criou um modelo matemático teórico - depois chamado de 'Máquina de Turing' - que foi a base da computação moderna.Foto: Divulgação
O cientista também é conhecido por seu trabalho durante a II Guerra Mundial, fundamental para a vitória dos aliados: com sua equipe, conseguiu decifrar as mensagens criptografadas que os alemães usavam nas máquinas Enigma para se comunicarem.
Turing era homossexual, numa época em que isso era proibido e considerado doença no Reino Unido. Humilhado em público, para não ser preso aceitou o 'tratamento' oferecido: injeções de hormônio feminino, uma castração química. O que, segundo seus biógrafos, levou-o a ingerir cianureto em 7 de junho de 1954.
Em setembro de 2009, o então primeiro-ministro britânico Gordon Brown pediu desculpas formais públicas, em nome do governo do Reino Unido, pelo tratamento preconceituoso dado ao cientista, que tem uma estátua em sua homenagem em Manchester.
Centenário
O "Alan Turing Year" (Ano de Alan Turing) tem uma série de eventos programados nos mais diversos lugares do mundo. A coordenação está à cargo do Turing Centenary Advisory Committee. No site (www.mathcomp.leeds.ac.uk/turing2012/) é possível ver uma lista das exposições, livros, competições e demais atividades que estarão acontecendo este ano.
A representante do Brasil é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e já estão no site (www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012/) informações sobre o ciclo de palestras, um concurso de vídeo e outro de criptografia e mais atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano para celebrar a vida, os feitos e a memória de um dos mais brilhantes cientistas do nosso tempo.
TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário